Sim, matar árvores pode ser preciso para salvar outras árvores. Mas primeiro vamos sublinhar que hoje é o Dia da Terra, assim definido em 1970, nos Estados Unidos – a Earth Day Network coordena, agora, as acções nos 193 países em que é celebrado neste momento.

Esta data tem como objectivo criar uma consciência mundial no que toca à conservação da Natureza, tendo este ano sido eleita como a preocupação principal a redução do uso de plástico. Aqui encontrará um desafio que a Earth Day Network propõe: fazer um compromisso consigo próprio em relação ao uso do plástico durante o próximo ano – disponibilizam uma calculadora para anotar aquilo que agora consome e quanto pretende reduzir. Interessante!

 

A Keen Tours celebrou o Dia da Terra ontem, quando nos juntámos à iniciativa da Quercus Braga, em conjunto com a Invasoras.pt.

Divulgámos a iniciativa e levámos 7 voluntários (garantimos seguro e transporte para quem dele necessitou) para uma actividade muito interessante, mesmo na nossa cidade.

Quem não tinha noção da problemática das plantas invasoras passou a compreender os imensos impactos que elas têm no ambiente e economia do nosso país, e as grandes dificuldades no seu combate.

De seguida fomos para o terreno matar algumas árvores. Descascámos Pittosporum undulatum (mais conhecida como Árvores do Incenso), e descascámos e arrancámos Acacia dealbata (vulgarmente conhecida por Mimosa). É um trabalho que implica esforço e paciência, e uma técnica que se aprende rapidamente. As árvores demoram vários meses a alguns anos a secarem, e é necessário depois cortar, ir arrancando os rebentos que possam surgir das raízes, plantar novas espécies que as substituam e estar muito atento ao reaparecimento – a Mimosa, por exemplo, pode acumular milhares de sementes no solo durante anos prontas a brotar mal haja oportunidade!

O trabalho de combate às plantas invasoras na Mata do Bom Jesus já decorre há alguns anos, e exige uma continuidade durante muito tempo: é necessário cortar, descascar, arrancar e depois plantar, transplantar e continuar a arrancar novos rebentos. E sempre garantindo que o solo não fica demasiado exposto ou demasiado ensombrado.

Assim contribuímos para uma mata mais diversa a longo, matando algumas árvores para permitir que outras, bem mais importantes, vivam!

 

 

 

 

Conheça melhor o projecto Espécies Invasoras em Portugal – disponibiliza, no seu site, imensa informação sobre as espécies invasoras em Portugal. É importante, antes de mais, perceber o que são as plantas invasoras, distingui-las das nativas e aprender a controlá-las e a combatê-las. E todos podem ajudar! Aqui pode consultar várias dicas para ser activo neste combate, e pode ainda ajudar a mapear as acácias em flor.

Guardar

Guardar

Guardar

Join our newsletter

Volutpat vel turpis nulla lorem sed semper. Aliquam sagittis sem libero viverra vehicula nullam ut nisl.

[vc_row][vc_column width="1/3"][vc_single_image image="2156" img_size="medium"][/vc_column][vc_column width="2/3"][vc_column_text]The municipality of Arouca owns a geological heritage of remarkable importance, so part of its territory was recognised as a Geopark by the European Network and the UNESCO Global Geoparks Network in 2009. Highlights of the Arouca Geopark are the Castanheira Nodular Granite (Pedras Parideiras), the Canelas Giant Trilobites and the Vale do Paiva Ichnofossils. But you can find at least 41 unique geosites. This 328km2 open-air geological museum is protected by the surrounding mountains and crossed by several rivers, being a wonderful destiny for everyone who wants to enjoy canyoning, canoeing, kayaking and mountaineering. The River Paiva rapids are a great example: here you will find some of the best locations in Portugal for rafting and kayak-rafting. Check out more on visitPortugal and Arouca Geopark websites.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row foundry_background_style="bg-secondary"][vc_column][vc_column_text]

Check our tours in Arouca Geopark

[/vc_column_text][foundry_portfolio pppage="30" type="masonry-4col-no-hover" show_filter="No" filter="78"][foundry_call_to_action_block url="http://keentours.com/tours/" button_text="See all tours"][/vc_column][/vc_row][vc_row foundry_background_style="bg-secondary"][vc_column][foundry_sharing title="Share it"][/vc_column][/vc_row]

Related Posts

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.