Hoje é o Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, definido pela UNESCO. Este dia é celebrado a 18 de Abril desde 1983 após proposta pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios com o objectivo de divulgar o património cultural, promover a sua protecção e dar a conhecer a diversidade de monumentos em todo o Mundo.

Portugal contribui, neste momento, para a Lista Mundial de Património com 15 monumentos e sítios. E no Norte de Portugal pode facilmente visitar 4: o Centro Histórico de Guimarães, o Centro Histórico do Porto, o Alto Douro Vinhateiro, e os Sítios Pré-históricos de Arte Rupestre do Vale do Rio Côa e de Siega Verde.

Para além disso, aconselhamos vivamente a visita ao Santuário do Bom Jesus, em Braga, candidato a Património Mundial.

É um monumento impressionante, que faz parte da vida da cidade e é ponto de visita obrigatório para os visitantes da capital minhota. Este vídeo ajuda a perceber a monumentalidade deste complexo do século XVIII (apesar de a sua História ser mais longa – pelo menos desde o século XIV).

No Bom Jesus, os bracarenses casam-se na belíssima igreja, fazem exercício na longa escadaria de 581 degraus, passeiam no parque, aproveitam a esplanada aos Domingos de manhã e admiram o pôr-do-Sol num dos melhores miradouros sobre a cidade.

Os visitantes divertem-se a experimentar o elevador hidráulico, surpreendem-se com as estátuas, admiram-se com o interior da igreja, percebem o ditado popular “ver Braga por um canudo” e não conseguem parar de tirar fotografias!

Muitos visitantes encontram semelhanças com outros monumentos, o que é natural, dado que o Bom Jesus de Braga serviu de inspiração para vários outros. Por exemplo, quem vem do Brasil recorda-se logo do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (Minas Gerais).

Claro que a passagem pelo Bom Jesus não podia faltar nas nossas tours. A visita a este lugar maravilhoso é garantida em 1 Dia em Braga, À Beira de Braga e Braga Expresso.

Join our newsletter

Volutpat vel turpis nulla lorem sed semper. Aliquam sagittis sem libero viverra vehicula nullam ut nisl.

[vc_row][vc_column width="1/3"][vc_single_image image="2156" img_size="medium"][/vc_column][vc_column width="2/3"][vc_column_text]The municipality of Arouca owns a geological heritage of remarkable importance, so part of its territory was recognised as a Geopark by the European Network and the UNESCO Global Geoparks Network in 2009. Highlights of the Arouca Geopark are the Castanheira Nodular Granite (Pedras Parideiras), the Canelas Giant Trilobites and the Vale do Paiva Ichnofossils. But you can find at least 41 unique geosites. This 328km2 open-air geological museum is protected by the surrounding mountains and crossed by several rivers, being a wonderful destiny for everyone who wants to enjoy canyoning, canoeing, kayaking and mountaineering. The River Paiva rapids are a great example: here you will find some of the best locations in Portugal for rafting and kayak-rafting. Check out more on visitPortugal and Arouca Geopark websites.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row foundry_background_style="bg-secondary"][vc_column][vc_column_text]

Check our tours in Arouca Geopark

[/vc_column_text][foundry_portfolio pppage="30" type="masonry-4col-no-hover" show_filter="No" filter="78"][foundry_call_to_action_block url="http://keentours.com/tours/" button_text="See all tours"][/vc_column][/vc_row][vc_row foundry_background_style="bg-secondary"][vc_column][foundry_sharing title="Share it"][/vc_column][/vc_row]

Related Posts

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.